Setembro chega nesta terça-feira e, com ele, uma corrente de incentivo à vida. O mês internacional da prevenção ao suicídio, que tem como marca a cor amarela, conta com diferentes atividades em Santa Maria. A programação começa no primeiro dia, com a iluminação de prédios públicos. Além da prefeitura, a Praça Saldanha Marinho e a Basílica da Medianeira devem ficar com as fachadas coloridas de amarelo. Ônibus de transporte urbano e pontos centrais da cidade receberão 500 cartazes de divulgação do Centro de Valorização da Vida (CVV), promotor da campanha.
Revista "MIX" mergulha em um tema tratado à meia-luz: o suicídio
O prédio do Grupo RBS em Santa Maria também ficará iluminado de amarelo. De hoje até o dia 30, o colorido especial ocupa, ainda, a capa, a contracapa e as redes sociais do Diário. A logomarca ganha, além da cor, uma frase de incentivo à vida e o laço, símbolo da campanha. Uma cartilha sobre como abordar o tema também está sendo elaborada pelo jornal, com a ajuda de especialistas, e deve servir de embasamento para os profissionais da empresa. Uma série de reportagens sobre suicídio também será publicada ao longo deste mês.
Além disso, nesta quarta-feira, por volta das 9h, a ponte sobre o Vale do Menino Deus, conhecida como Garganta do Diabo, vai ganhar panos amarelos em uma de suas muretas laterais de proteção. Dois painéis grafitados serão posicionados nas cabeceiras da estrutura. Cada tela trará a mensagem Viver é a Melhor Opção, além do número do serviço de atendimento do centro, que funciona pelo telefone 141.
No dia 10, voluntários do CVV promoverão uma panfletagem e, no dia 13, um costelão será servido no CPF Piá do Sul. Os ingressos, que custam R$ 35 (adultos) e R$ 20 (crianças) estão à venda no posto do CVV, na rodoviária, e na sede do Grupo RBS Santa Maria (Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, 25, bairro Patronato).
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e da Associação de Familiares, Amigos e Bipolares, vai promover, de 5 a 9 de outubro, a 1ª Semana de Promoção da Vida e Prevenção de Suicídio e o 2º Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção de Suicídio. Haverá oficinas, debates, palestras, apresentação de vídeos e um show com Beto Pires.
"